quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Janeiro 2009 - Chá




O chá preto é o mais antigo de todos os chás e foi descoberto na China há quase 5.000 anos, posteriormente foi trazido para a Europa pelos Portugueses e desenvolvido pelos Ingleses. O chá preto é hoje consumido por pessoas de todo o mundo: pelo seu sabor, pelas suas propriedades preventivas ou curativas, porque ajuda a relaxar ou porque estimula o corpo e a mente, muitas razões são invocadas.

Consta que a árvore do chá foi descoberta, o ano 2737 a.C., por acaso quando o imperador chinês Shen Nung, mais conhecido como o "Curandeiro Divino" dava um passeio pelas suas propriedades. O Imperador terá pedido a determinada altura que os seus servidores lhe fervessem um pouco de água, enquanto descansava à sombra de uma árvore.
Pois terá sido precisamente dessa árvore que uma folha ter-se-á solto e caído dentro da taça de água fervida. Não tendo reparado, o imperador bebeu desse primeiro chá, sendo dessa forma que nasceu a primeira chávena de chá.

Tipos de Chá

Chá Preto – é um chá forte, habitualmente tomado com um pouco de leite.

Chá Verde – normalmente proveniente dos países asiáticos. Os Açores, tem a particularidade de possuir a única fábrica de chá da Europa, a Gorreana.

Chá Oolong - proveniente da China e Taiwan; é um chá muito especial, de sabor suave e aromático, que se deve beber simples, sem qualquer adição de leite ou açúcar.

O Chá Oolong é muitas vezes considerado um “meio-termo” entre os chás preto e verde.

Chá Branco (Sri Lanka) – este chá, bastante raro, deve ser bebido simples, após as refeições, como digestivo, ou como um leve chá da tarde.

Chás aromatizados – são feitos através da adição de sabores ao chá preto, verde ou Oolong. O mais famoso é o Earl Grey, conseguido através da adição de bergamota ao chá preto.

Chás medicinais ou “tradicionais” – são os chás que embora desconhecidos por muitos são populares entre a população mais idosa do nosso país e não só. Geralmente, são chás de ervas, flores ou sementes que possuem propriedades medicinais muito variadas.

Muitos chás são conhecidos pelos seus benefícios, aqui ficam alguns exemplos:

Alecrim – Alivia dores de cabeça. Estimulante, excelente para recuperação de fadiga. Tome em caso de sinusite, bronquite, constipação, asma, anemia. Digestivo.

Alfazema/Lavanda – Relaxante. Analgésico. Anti-depressivo. Estimulante, anti-espasmódico, tónico e anti-séptico. Tome em caso de febre.

Barbas de milho – Diurético. Calmante.

Bergamota – Constipações. Auxilia digestão. Tome no caso de pele oleosa.

Camomila – Calmante, relaxante. Alivia dores de cabeça. Combate ansiedade e depressão. Dores musculares. Acidez no estômago. Vista cansada. Desintoxica o fígado. Regula os intestinos. Alivia cólicas intestinais nas crianças. É tónico e estimulante. Tome no caso de urticária.

Carqueja – Indicado para dores de estômago, digestão difícil, problemas no fígado e rins, diabetes. Possui efeitos diuréticos e depurativos. Desintoxicante. Melhora a capacidade física e de raciocínio. Revigorante das funções genitais.

Cavalinha – Diurético, vias urinárias, remineralizante, repõe o cálcio. Úlceras gástricas. Próstata.

Cidreira / Erva-cidreira / Melissa – Relaxante, calmante. Digestivo. Alivia dores de cabeça. Anti-depressivo. Febres, gripes, constipações. Auxilia o processo de nascimento. É sedativo, combate gases intestinais, tosse, perturbações urinárias, histerismo, debilidade geral. Ajuda a combater a insónia e as crises nervosas. Acalma o estômago. Anti espasmódica.

Eucalipto – Vias respiratórias, anti-séptico.

Erva-Doce – Suave calmante, digestivo, elimina os gases intestinais e o mau hálito, alivia cólicas intestinais nas crianças.

Flor-de-laranjeira – Calmante.

Flor-de-Sabugueiro – Febres, constipações, dores musculares e dores nas articulações.

Funcho – Digestivo. Gastrites, úlceras, cólicas intestinais. Alivia cólicas intestinais nas crianças.

Ginseng – Energizante, afrodisíaco. Anti-fadiga. Melhora o sistema imunitário. Tome em caso de insónias. Alivia efeitos da menopausa.

Jasmim – Digestivo. Relaxante. Anti-depressivo. Tome no caso de pele seca.

Limão – Antioxidante. Calmante. Combate a acidez orgânica.

Malva – Alívio de dores menstruais.

Menta / Hortelã-Pimenta – Alivia a tensão física, acalma os nervos e as dores de cabeça. Energizante. Excelente para a digestão. Congestões. Acidez no estômago. Soluços. Ressaca. Tosse.

Perpétuas roxas – Anti-inflamatório. Dores de garganta, rouquidão, laringites, bronquites.

Pés de cereja – Drenante, vias urinárias.

Pinheiro – Problemas nas vias respiratórias. Anti-séptico.

Rosmaninho – Alivia a dor de cabeça. Desintoxicação alcoólica do fígado e do sangue. Anti-séptico. Combate a asma, bronquites.

Salsa – Antioxidante. Tomar em situações de anemia. Dores menstruais. Artrite.

Salva – Alivia dores de cabeça. Dores e inflamações na garganta. Afecções da boca.

Tília – Calmante, melhora a qualidade do sono. Utiliza-se para perturbações nervosas e dores de cabeça. Diurética. Anti espasmódica. Sudorífera. Torna o sangue mais fluído.

Tomilho – Anti-fadiga. Anti-asmático. Constipações. Problemas vias respiratórias. Alívio de dores menstruais.

Valeriana – Combate ansiedade, stress. Regula o sono. Alívio de dores menstruais.

Como preparar chá para tirar o maior proveito do seu sabor e dos seus benefícios:

1. Encha uma chaleira com água fresca e agite para oxigenar. Se a água da zona for muito rica em minerais (calcário, por exemplo) deverá usar-se água engarrafada.

2. Enquanto a água aquece, escalde o Bule onde irá servir o chá. Sempre que possível, opte por recipientes de porcelana ou vidro, pois não alteram o sabor do chá.

3. Quando a água começar a ferver introduza o chá. Coloque uma saqueta por chávena ou três por bule.

4. Assim que a água ferver, desligue o lume. Tenha em conta que, quanto mais água ferve, mais oxigénio perde o que diminuirá a qualidade do chá.

5. Verta o chá para o Bule e deixe repousar durante 5 minutos.

6. Se pretende preparar um chá mais forte aumente a quantidade de chá e deixe repousar por menos tempo. Deve ter sempre o cuidado de não deixar o chá repousar por mais de 6 minutos pois tornará o sabor muito amargo.

7. Agite ligeiramente o chá antes de o passar para as chávenas.


Infusão Asteca
Ingredientes:
- 20g lascas de cacau
- 1L de água
- 1 pequena rodela de gengibre fresco
- 5 ou 6 grãos de pimenta-da-jamaica
- 1 anis-estrelado
- 2 paus de canela
- 1/2 vagem de baunilha
- 1 cravo-da-índia
- 1 colher de sopa de noz moscada

Preparação:
Coloque as cascas de cacau e as especiarias num almofariz. Bata a mistura durante algum tempo, mas não a deixe demasiado moída.
Coloque a água numa caçarola e leve ao lume até começar a ferver.
Junte as especiarias, cubra o recipiente e deixe em infusão durante cerca de 10 minutos.
Coe e sirva quente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário