terça-feira, 14 de abril de 2009

Fazer Gnocchi


Para fazer para 4-6 pessoas precisa de:
- 1kg de batatas velhas farinhentas, com casca;
- 200g de farinha

Preparação:
Fure as batatas com casca de todos os lados com um garfo, asse-as no forno a 200ºC durante 1 hora ou até ficarem tenras. Não tape com papel de alumínio.
Quando tiverem arrefecido o suficiente para manusear, mas ainda um pouco quentes, tire a casca e esmague numa taça com um amassador ou passe num espremedor de batatas.
Junte 3/4 da farinha e gradualmente vá trabalhando com as mãos. Quando se tiver formado uma massa solta, transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada e amasse-a delicadamente. Trabalhe com o resto da farinha à medida que vai amassando, de forma a ter uma massa suave e que não cole, mas que ainda esteja húmida.
Polvilhe com farinha a superfície e os dentes de um garfo.
Tire cerca de 1/5 da massa e forme um rolo comprido e uniforme com a grossura do dedo anelar. Corte em pedaços de 2 cm.
Coloque um pedaço de massa nos dentes do garfo e pressione para baixo com o dedo, rodando-o. Ficará arredondado com um formato côncavo de concha com estrias na parte exterior. Faça um buraco no meio, para que este cozinhe por igual.
O Gnocchi leva 2-3 minutos a cozer e nunca se deve meter muitos a cozinhar ao mesmo tempo porque podem se juntar, estão cozinhados quando subirem todos à superfície.
O Gnocchi de batata pode ser congelado (antes de cozinhado) durante 2 meses, não tem de ser descongelado, vai directamente do congelador para o tacho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário