segunda-feira, 30 de junho de 2008

Julho 2008 - Cebola


Cebola!!!

A cebola é uma planta vivaz rústica, cujo o nome cientifico é Allium cepa. Este alimento é caracterizado pelo seu sabor picante e ligeiramente doce, bem como o seu forte aroma. No entanto, nas cebolas roxas estas características estão mais acentuadas. As cebolas apresentam na sua composição potássio, fósforo, cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina C. O sumo da cebola apresenta propriedades antibióticas, diuréticas, expecturantes e antiespasmódicas, é útil no tratamento de tosses, constipações, bronquites e gastroenterites. A cebola ajuda a baixar a tensão arterial, a eliminar substâncias tóxicas através dos rins, abre o apetite, age contra a prisão-de-ventre e fortalece o sistema imunológico.

Porque choramos quando cortamos cebolas?
Quando as cebolas são cortadas, as suas células são quebradas. As células das cebolas têm duas secções, uma com uma enzima cujo nome é alinase e outra com sulfuretos. A enzima decompõe os sulfuretos produzindo ácido sulfénico. Este é instável e decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico. O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder. Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em acção para diluir e lavar a irritação.
Para evitar que as cebolas nos façam chorar, ao descasca-las devemos mergulha-a durante um minuto em água a ferver e lavar as mãos.

Receita de Cebola Frita:Ingredientes:
- 4 cebolas grandes
- farinha q.b.
- óleo q.b.
- pimenta preta moída na altura q.b.
- sal q.b.

Preparação:
Descascam-se e partem-se as cebolas as rodelas, de seguida tempera-se com pimenta preta. Passa-se por farinha e levam-se a fritar em óleo bem quente. Por último, retiram-se e colocam-se num prato com papel absorvente e temperam-se com sal.
Serve-se como acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário