sexta-feira, 3 de abril de 2009

Fazer Massa

Massa Simples:
Para fazer massa suficiente para 6 doses como entrada ou 4 doses como prato principal:
- 300g de farinha;
- 3 ovos grandes;
- 30mL de azeite (opção);
- sal qb.

Preparação:
Para amassar a massa à mão, faça um monte de farinha numa superfície lisa ou numa taça grande e faça uma cova no centro.
Parta os ovos para dentro da cova, junte o azeite e o sal. Com o garfo, comece a bater os ovos, incorporando um pouco de farinha.
Gradualmente, misture a farinha e os ovos, trabalhando de dentro para fora.
Amasse a massa numa superfície levemente enfarinhada com movimentos suaves e leves, voltando-a à medida que a dobra aperta. Deve ficar macia e maleável, mas seca ao toque. Se ficar pegajosa junte um pouco mais de farinha. Demora cerca de 6 minutos a ficar um uma textura macia, elástica e brilhante.
Coloque a massa num saco de plástico sem fechar ou cubra com um pano ou uma taça virada ao contrário. Deixe descansar 30 minutos.
Divida a massa em 4 porções e cubra.
Enfarinhe levemente a bancada. Achate uma porção da massa e com o rolo levemente enfarinhada estenda a massa do centro para fora. Quando estiver estendido um circulo bem feito, dobre ao meio e estenda novamente. Faça isto uma 8 vezes de forma a obter um circulo com 5 mm de espessura.
Estenda a massa suavemente até uma espessura de 2,5 mm. Assim que estiver pronta, coloque-a num pano da louça seco. Se a for usar para massas recheadas mantenha-a coberta, mas se for para fazer tiras e/ou feitios deixe destapada para secar um pouco.
E agora é só cortar as massas tradicionais ou usar a imaginação. Não seque a massa num local frio ou com correntes de ar se não vai ficar quebradiça. O melhor é secar lentamente.

Um comentário:

  1. Amiga, não é mais simples comprar um pacote de massa já feito? lol beijinhos sabado vamos comer massa...

    ResponderExcluir