domingo, 10 de maio de 2009

Meio da Manhã

Um "mini-lanche" a meio da manhã ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e a vitalidade até à hora do almoço. Ideal para todas as pessoas, grandes ou pequenos e para as pessoas (que como eu!) têm dificuldade em comer logo que acordam.

Mesmo que se esteja de dieta é fundamental comer a meio da manhã. Este pequeno lanche tem como finalidade manter os níveis de glucose (açúcar) no sangue e que se chegue à hora de almoço com uma enorme sensação de fome. Pode ser ainda visto como um completo ao pequeno-almoço para aquelas pessoas que quando acordam mal conseguem comer.

Podemos optar por um lanche leve, energético ou nutritivo.
O lanche leve é à base de frutas, podendo sempre escolher a maçã. Esta contribui com açúcar de rápida absorção e com fibra que vai saciar, fornece vitaminas e minerais e ainda reforça as gengivas e mantém os dentes limpos. Outro lanche ainda mais leve e extremamente rico é a cenoura.
O lanche energético é uma mão cheia de frutos secos (excluindo os aperitivos industriais), ricos em nutrientes, proteínas, ácidos gordos insaturados e ainda alguns minerais tais como o ferro e o cálcio.
Por último, o lanche nutritivo pode ser uma sanduíche de pão integral e recheios pobres em gorduras saturadas (paio; presunto; queijo fresco; patê de vegetais de cogumelos, de ervas aromáticas, etc; peito de peru; atum ao natural) e alguns legumes (alface; tomate; anchovas).

Um comentário: