segunda-feira, 1 de junho de 2009

Junho 2009 - Morangos

Morangos!!!

Talvez o meu fruto preferido!!! Por falar nisso já iam uns morangos:-P


O morangueiro é uma pequena planta de renovação anual cujo seu fruto é o morango. Este fruto pertence à família da Rosaceae, cuja sub-família é a Rosoidea e a espécie Fragaria vesca.

O morango é um fruto de pequenas dimensões que pode variar de espécie para espécie, sendo que o seu diâmetro, no mínimo, pode variar entre 1,8 e 2,5cm. É um fruto múltiplo de aquénios que se reproduz por multiplicação vegetativa. A forma deste fruto também varia podendo ser arredondado ou obliquo. A cor do morango é encarnado vivo e a sua polpa é carnosa, suculenta e esbranquiçado no centro.

O morango contém uma grande quantidade de vitamina C, o que evita a fragilidade dos ossos, a má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, actua contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias. Este possui também, em menor quantidade, vitamina A, B, B5 (Niacina), ferro, cálcio, fósforo, sódio, potássio e silício. A Niacina tem como função evitar problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo, e o ferro é importante porque faz parte da formação do sangue. No entanto, o morango é um fruto muito rico, ao qual são atribuídas algumas características medicinais, tal como o facto de ter propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, calmante, cicatrizante, digestiva, diurética, fortificante, hidratante e ajuda a prevenir enfartes e a melhorar a memória.
A nível nutricional para além da elevada quantidade de vitamina C, destaca-se ainda o conteúdo em fibra, ácidos orgânicos, óleos essenciais, potássio, pectina e pigmentos vermelhos. Este fruto ainda contém xilitol, que é um edulcorante que é utilizado como substituto da sacarose.

Em Portugal, as regiões com maior peso na produção são o Algarve, o Ribatejo e Oeste e o Alentejo. A Beira Litoral e Trás-os-Montes, sendo menos representativas, possuem núcleos de produção importantes, com a vantagem de terem uma calendarização mais tardia. No Alentejo predomina a cultura protegida, localizada quase na totalidade nos concelhos de Odemira e Santiago do Cacém; no Ribatejo e Oeste predomina a cultura sob coberto, estando a cultura de ar livre confinada à região do Oeste. No Algarve, a maior concentração de produtores localiza-se na região da Campina de Faro/Olhão, obtendo-se metade da produção de estufa e metade de ar livre.


Apesar de encontrarmos morangos no mercado ao longo de todo o ano, devido à utilização de variedades com produções escalonadas, o pico da produção ocorre durante o mês de Abril. Contudo, muitos produtores estão a apostar numa produção mais intensa no período entre o Natal e o Carnaval, altura em que os preços são mais elevados e depois a partir de meados de Maio até ao final do Verão, altura em que, devido às elevadas temperaturas, os espanhóis não conseguem produzir. Os morangos são a primeira fruta do ano.

Um comentário:

  1. E no entanto, não gostas de pastilhas de morango... Ai, ai, ai... Deves ter puxado ao outro lado da familia LOL

    Beijo da "mãe" Ana

    ResponderExcluir