quarta-feira, 1 de julho de 2009

Julho 2009 - Cogumelos

Cogumelos!!!

Cá está... Caso não tenham reparado ao longo deste ano, os cogumelos entram em quase todas as minhas receitas!!!
Gosto muito mas muito mesmo de cogumelos, e neste mês eles são reis
hehehe


Os cogumelos, desde sempre despertaram a curiosidade e fascinaram a humanidade, por serem aqueles estranhos habitantes dos bosques, que podem ser comestíveis, alucinogénios, ou fatalmente tóxicos. No inicio dos tempos era considerados obras dos demónios pois eram utilizados em poções e conjuras pelas bruxas.

Mas o que são afinal os cogumelos???

Os cogumelos e os fungos são órgãos reprodutores que se encarregam de dividir os esporos. O micélio é a parte escondida sob a terra e é formado por muitos filamentos que crescem aproveitando a matéria orgânica em decomposição, tais como ramos, folhas, etc..
Os cogumelos quase não contém gordura, são ricos em vitaminas, minerais e muito ricos em água.
Existem mais de 2 mil espécies comestíveis.
Aqui vão algumas delas:

Agárico - este cogumelo pode ser encontrado no Verão caso tenha chovido e se o Outono não for muito frio. Crescem formando círculos ou grupos. Pode ser consumido cru em saladas, fritos em tortilhas, sopas. É da família do cogumelo-de-paris que é o mais comum e o que usualmente consumimos nas nossas casas.

Frade - com forma de chapéu, o frade é um cogumelo muito fácil de ver e de colher nos bosques, isto porque pode atingir até 40cm de altura. Tem um cheiro agradável e a carne é muito leve e frágil. Não pode ser consumido cru pois pode ser um pouco tóxico. Frito ou refogado é muito bom e tem um sabor semelhante ao da noz.

Cogumelo-de-Paris - trata-se de um cogumelo comum que se encontra durante todo o ano nos supermercados. Combina bem com todo o tipo de pratos e é muito rico em minerais e vitaminas.

Morel - é um dos cogumelos mais deliciosos, devido à sua forma é óptimo para rechear. NUNCA pode ser comido cru, pois é tóxico. Curiosamente ao ser seco perde a sua toxicidade.
Temos de ser exigentes com a sua limpeza devido à sua forma.

Enoki - é um cogumelo oriental e um dos mais consumidos em todo mundo. Crescem no fim do Outono e no Inverno, principalmente nos faiais e noutros bosques de árvores caducifólias.
O oriente é muito utilizado na cozinha de diversas formas, a sua carne é amarelada, com um bom sabor e um odor agradável.

Pleuroto - actualmente é normal encontrar este cogumelo nos supermercados, tal como acontece com o Cogumelo-de-Paris.
Tem uma carne agradável que combina com todo o tipo de alimentos. Aguenta-se durante vários dias no frio.

Shiitake - este cogumelo é o segundo mais cultivado em todo o mundo, sendo muito utilizado na cozinha oriental, no entanto, também no ocidente é famoso pelas suas inúmeras propriedades terapêuticas, tendo-se mesmo chegado à conclusão de que pode prevenir muitas doenças. É um alimento anticancerígeno; contém vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, E e D2, é rico em proteínas, ferro, selénio, minerais e fibra e baixo em calorias. Aumenta as defesas e ajuda a combater constipações, gripes e outras infecções de origem vírica, como a papeira, o sarampo e o herpes. Também pode diminuir o colesterol e é benéfico para a arteriosclerose e a hepatite, entre outros.
Raramente se vende fresco, é muito comum se encontrar desidratado. Depois de ser colocado em água durante alguns minutos poderá ser cozinhado de várias formas.

Trufa - pagam-se verdadeiras fortunas, por este que é considerado o cogumelo mais apreciado do Mundo. Para se encontrar estes "tesouros" recorre-se à ajuda de cães ou porcos amestrados.
Foram os franceses que os baptizaram como os diamantes negros da cozinha, isto porque também as trufas são muito dificeis de encontrar. Crescem enterados a cerca de 15 a 20cm abaixo do solo, entre as raizes de carvalhos e azinheiras, e por vezes também aveleiras, em terrenos calcários. São escuros e arredondados, com uma carne densa e cheia de filões, têm o tamanho apróximado de uma noz, no entanto por vezes encontran«m-se exemplares de tamanhos extraordinários, que chegam a ir a leilão.
A carne das trufas é muito aromática e saborosa, podem ser adicionadas cruas a saladas ou comerem-se temperadas com um excelente azeite e vinagre e umas pedras de sal e utilizam-se com condimento em muitas receitas de alta gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário