segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Fevereiro de 2010 - Maracujá

Maracujá!!!

Passiflora inacarnata é uma planta trepadora de caules lenhosos que pode atingir cinco metros de altura ou mais. Também conhecida como a flor-da-paixão, ou martírios, porque as suas flores, de cor de malva e branca são muito parecidas com a coroa de espinhos de Cristo.

A parte aérea do maracujá possui propriedades sedativas e por isso aconselha-se para o tratamento da ansiedade, nervosismo, stresse e insónias. E o melhor de tudo é que não causa dependencia.
As suas flores usam-se devido ao ser elevado teor em flavonóides e em alcalóides. E ainda é um excelente remédio para ajudar a baixar a tensão arterial.


Convém evitar o consumo de maracujá (seja fruto ou flor) durante a gravidez e o período do aleitamento materno. As crianças com menos de 3 anos de idade também não o devem consumir.

Os seus frutos frescos são comestíveis, embora os que são cultivados no sul da Europa sejam ácidos mesmo quando estão maduros. Combina muito bem com iogurte ou em saladas de frutas, compotas. O fruto do maracujá tem uma polpa muito aromática. É muito rico em cálcio, fósforo e ferro. O maracujá-amarelo é o menos apreciado, dado que é menos ácido que o roxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário