terça-feira, 15 de julho de 2014

Lasanha.... take II

* Comece por fazer o bechamel.... Devo confessar que faço sempre o bechamel a olho :(
Num tacho antiaderente coloque cerca de 100-150gr de margarina Vaqueiro e leve a derreter. Quando a margarina estiver bem derretida adicione farinha até formar uma pasta homogénea; isto com o tacho sempre ao lume e mexendo sempre com uma colher de pau. De seguida, junte leite, mexendo sempre, até dissolver a pasta anterior. Como é para lasanha, tempere com mistura de 5 pimentas moída na altura a gosto, um pouco de flor de sal e parmesão ralado na altura. Continue a mexer sempre até o molho engrossar e ficar com a consistência desejada.

* Bolonhesa!!!
Comece por temperar 0,500 kg de carne de vaca temperada com:
# alho em pó qb
# mistura de 5 pimentas qb
# orégãos qb
# Ervas Italianas da Margão qb
# molho inglês qb

Numa frigideira coloque 3 dentes de alho esmagados e um pouco de azeite. Leve ao lume. Quando o azeite começar a ferver adicione a carne e mexa bem. Junte um pouco de vinho branco e deixe cozinhar muito bem até a carne ficar bem seca.

Junte o molho de tomate, deixe cozinhar bem até ficar seco e reserve; se usar o molho de tomate caseiro é provável que esteva muito pálido pode adicionar uma colher de sopa de polpa de tomate.
Cá em casa por norma tenho sempre molho de tomate caseiro congelado em pequenas caixas pronto a usar; mas caso não tenha, pode usar uma embalagem de molho de tomate basta triturar antes de usar.

* Cogumelos :DNuma frigideira coloque 1 dente de alho esmagado, 50g de bacon às tirinhas e um fio de azeite. Leve ao lume e quando o azeite começar a ferver junte 3 cogumelos Portobello grandes laminados grosseiramente. Tempere com mistura de 5 pimentas, alho em pó e flor de sal, deixe cozinhar.
De seguida, junte um pacote de natas ligeiras da Mimosa e deixe engrossar retire do lume e reserve.

* Lasanha!!!!!!
Uso sempre lasanha já pré-cozinhada mas gosto sempre de escaldar a massa em água a ferver.

Num pirex comece por colocar um pouco de bechamel para cobrir o fundo. Depois cubra com lasanha seguida de uma camada de carne  polvilhada com queijo parmesão e novamente com lasanha.
Repetir pelo menos 3-4 camadas.


A última camada é a dos cogumelos.
Em cima da lasanha coloque os cogumelos como está na foto.



Cubra com lasanha e por cima coloque o molho bechamel polvilhado com orégãos e queijo parmesão.



Leve ao forno a 180ºC a gratinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário