sábado, 1 de novembro de 2008

Novembro 2008 - Sal

Sal!!!

A cristalização é um processo muito utilizado para extrair um sólido que esteja dissolvido num líquido, por exemplo, o sal da água. Ao evaporarmos a água da mistura, o sal vai permanecer depositado no fundo de um recipiente usado nesta operação, conseguindo-se assim a separação dos dois componentes. As partículas do sal devido a possuir uma maior massa e à sua necessidade de maior energia para alterar o seu estado físico, permanecem no recipiente e à medida que a água se evapora, as partículas do sal agregam-se e dá-se a recristalização do sal.
Antigamente a exploração de sal realizava-se em salinas das zonas costeiras e dos mananciais de água salgada, que atravessam depósitos de sal no subsolo. Actualmente, os depósitos subterrâneos passaram a ser explorados através de minas, com isto as salinas mananciais foram perdendo a importância.
O sal de cozinha é uma mistura de alguns sais: Cloreto de Sódio (NaCl) que é o constituinte principal, acima de 99%, Iodeto de Potássio (KI) que é responsável pela presença de iodo no sal, ferrocianeto de sódio e alumínio silicato de sódio que são os responsáveis pela diminuição da humidade do produto, evitam que o sal empedre.


O sal é responsável pela troca de água das células com o seu meio externo, ajudando-as a absorver nutrientes e eliminar resíduos, além de ser responsável no processo de contracção muscular. No entanto, o sal está associado a problemas de hipertensão e cardiovasculares, daí a importância de seu consumo ser moderado. Cada ser humano contém cerca de 250gr de sal. Tendo em conta este grande problema, hoje em dia já existe em alguns países a produção de sal light, também chamado de sal hiposódico.
O sal hiposódico é um produto elaborado a partir da mistura de cloreto de sódio com outros sais, de modo que a mistura final mantenha o poder de salgar semelhante ao do sal de mesa fornecendo, no máximo, 50% do teor de sódio na mesma quantidade de cloreto de sódio. Ou seja, o sal hiposódico é um sal com um teor reduzido de sódio daí a sua designação de sal light.


Frango Ao Sal

Ingredientes:
- 1 frango grande
- 1/2 Limão
- 10 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- pimenta preta qb
- sal grosso qb

Preparação:
Limpe o frango, lave-o e enxugue muito bem. Coloque-lhe na barriga, os dentes de alho, o limão, as folhas de louro e pimenta.
Tape o orifício com agulha e linha.
Deite um pouco de sal no fundo tabuleiro, coloque o frango em cima e cubra-o completamente com sal.
Leve ao forno bastante quente a assar cerca de 1 hora e 15 minutos.
Retire, deixe arrefecer um pouco, sacuda o sal que sai com facilidade.
Sirva com salada e batata frita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário