domingo, 22 de março de 2009

Alimentos de Primavera

Os primeiros calores exigem uma alimentação mais leve e que nos ajude a libertar do organismo o excesso de toxinas que durante o Inverno se vão acumulando, devido ao consumo de alimentos mais gordos e proteicos para combater o frio.
Com a chegada da Primavera aparecem os primeiros legumes sazonais, que possuem um sabor ligeiramente amargo, que nos indica que são desintoxicantes. E aparece também a primeira fruta do ano - O Morango - que é muito diurético, ligeiramente laxante e fornece vitaminas antioxidantes.

Legumes da Primavera:
* Alcachofra - alivia a digestão, depura o fígado, aumenta a produção de bílis, atrasa a absorção de açúcar e reduz os triglicéridos no sangue.
* Agrião - rico em vitamina C, zinco, provitamina A, ácido fólico e cálcio.
* Dente-de-Leão - estimula a produção de bílis e evita a retenção de líquidos.
* Espargo - depurativo e diurético; recomendado ao alívio do inchaço ligado ao síndrome pré-menstrual e combate o acne.
* Espinafre - rico em ácido fólico, betacaroteno e potássio.
* Funcho - melhora a digestão, é diurético ajudando a eliminar as toxinas e possui fibra o que lhe dá um efeito saciante.

O morango é muito rico em água, daí o seu poder diurético, também contém potássio, vitaminas A, C e E que têm poder antioxidante . Desta forma, esta fruta da Primavera, ao mesmo tempo que ajuda o organismo a libertar-se das toxinas, estimulas as suas defesas e revitaliza-o.

A cozinha da Primavera tem de ser leve, por isso deve-se potenciar o consumo de saladas e pratos cozinhados com poucas gorduras.

Um comentário:

  1. obrigada por esta informaçao.
    e muito util.

    Pena e tu nao comeres nenhum destes vegetais, pensa bem e começa a comer umas coisitas verdes.

    ResponderExcluir